Alguns investidores e especialistas não ficaram tão surpresos com a nova posição da Apple no ranking BrandZ100, que deixou em segundo lugar o Google. Foram quatro anos como a marca mais valiosa do mundo, mas a divulgação feita pela Millward Brown, empresa especializada em pesquisas de comunicação, propaganda, mídia e brand equity, mostrou a queda do Google, para a segunda posição.
Segundo a MetaAnálise a avaliação leva em consideração a opinião dos consumidores com relação às marcas e demonstra seus resultados associados ao valor financeiro. Em um ano, o valor das cem marcas subiu 17%, chegando a US$ 2,4 trilhões.
Das 100 marcas, 19 são de companhias de mercados emergentes, contra apenas duas em 2006. O destaque para o Brasil é a entrada de mais uma empresa brasileira no ranking, o Itaú, na 90ª posição, valendo US$ 9,600 bilhões ou 29% mais do que anteriormente. A Petrobras ainda é a marca brasileira mais bem colocada, em 61º lugar (US$ 13,421 bilhões), com uma valorização de 39%. O Bradesco ocupa a 98ª posição (US$ 8,600 bilhões), valorizando-se 15%.
Ranking das 10 marcas mais valiosas:
1- Apple 153,3 bilhões
2- Google 111,5 bilhões
3- IBM 100,8 bilhões
4- McDonald's 81,0 bilhões
5- Microsoft 78,2 bilhões
6- Coca-Cola 73,8 bilhões
7- AT&T 69,9 bilhões
8- Marlboro 67,5 bilhões
9- China Móbile 57,3 bilhões
10- General Eletric 50,3 bilhões