Não importa qual a sua área de atuação hoje em dia. A internet atingiu nestes anos tamanho crescimento e abrangência, que mesmo que o seu negócio não tenha nada há ver com ela, seus serviços estarão em algum momento na rede, localizados, comentados, avaliados ou criticados.
Isto porque boa parte dos seus clientes utiliza a rede freqüentemente e alguns deles por certo o encontrarão por meio dela, ou seja, o meio digital já está agindo concretamente sobre o mundo real.
Perceba que há uma diferença fundamental sobre a mídia tradicional e mídia
internet. Os grupos empresariais é que controla a tradicional, já na internet, o controle está nas mãos dos usuários. Por mais que você desenvolva seu website, hot site, até mesmo um blog, o sucesso dependerá do usuário. Não vamos entrar em detalhes sobre conteúdo, design, criatividade... As mídias sociais são a prova viva, ou melhor dizendo, virtual, de que o usuário pode opinar diretamente para tudo e para todos, sem o controle de ninguém. O acesso a informação é rápido, fácil e sem custo.
Uma ação de
marketing deve ser planejada cuidadosamente, por este motivo que a internet vem aumentando cada vez mais os investimentos de anunciantes, pois em comparação com as outras e em especial na quantidade de pessoas atingidas, é uma mídia muito mais em conta. Uma ação de
marketing digital pode ter seu custo muito mais reduzido e com um retorno muito maior, se for bem desenvolvida e planejada.
A internet não para de crescer. É um mercado que cresce muito rápido e tende a continuar crescendo por muito tempo, a medida que mais pessoas tem acesso a rede, ou as novas formas de navegar, como por exemplo os smartphones, que estão ganhando cada vez mais espaço.
Ignorar um mercado tão grande é jogar dinheiro fora ou pensar pequeno. A rede pode ser comparada a um oceano de consumidores em potencial.
E você, já está na internet?
No próximo post falaremos mais sobre marketing digital.
Esse jogo você não assistiu, mas deve ter feito parte dele. Enquanto o Brasil galgava o caminho do título, a televisão roubava audiência da Internet. Segundo o Ibope, as emissoras de TV que transmitiam a Copa ganhavam em média 2 pontos no horário dos jogos.
Enquanto isso, a internet tinha quedas de quase 53 % nos seus usuários, inclusive transmissões online de rádio e vídeo, que caíram 41%, de acordo com um estudo da empresa
Hostlocation, números conseguidos até o jogo do Chile, 28/06.
Para Marcelo Safatle, diretor da empresa, isso ocorreu por causa dos direitos de imagens, que apenas algumas das emissoras de TV e seus portais possuíam. Sem acesso as transmissões, as outras tinham uma queda significativa.
Porém, com a eliminação da seleção brasileira hoje, começou a ocorrer uma inversão desses números, pela perda de interesse nos jogos. A audiência de quem transmitia a Copa cai e a internet volta ao número de usuários normal.
Já ao final da partida, o grande número de pessoas acessando redes sociais para comentar o acontecimento (
leia alguns, na LivEsportes), provocou instabilidade prejudicando o twitter, por exemplo, que “baleiou”*.
Ou seja, desgraça de um, alegria (se seu provedor tiver capacidade) do outro.
* Baleiou é o termo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter sai do ar e no lugar aparece a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”.