Steve Jobs que ainda era caso de suspense, se iria ou não apresentar a nova versão do iPad, devido ao afastamento da empresa desde janeiro para tratamento de saúde, apareceu e apresentou o iPad 2 no palco do Hierba Buena Center, em São Francisco. A nova versão começa a ser vendido no dia 11 de março nos Estados Unidos. No dia 25, em 26 outros países.
O executivo-chefe da Appel, Steve Jobs, enfatizou o progresso da primeira versão, disse que a Apple vendeu 15 milhões de iPad em 2010. O número já era conhecido no mercado. Ele diz que a empresa faturou 9,5 bilhões de dólares com o produto e agora em menos de um ano lança o poderoso iPad 2. Mais fino do que o anterior possui processador A5 de dois núcleos, que foi projetado pela própria Apple, haverá duas câmeras, uma frontal e uma traseira.
A Apple vai oferecer alguns acessórios como um adaptador para conectar o iPad a um televisor ou projetor por meio de um cabo HDMI e ainda uma nova capinha. Ela tem a parte superior dobrável e aciona o iPad automaticamente quando aberta, além de colocá-lo para dormir quando é fechada.
Com 8,8 milímetros de espessura, contra 13,4 milímetros o iPad 2 pesa 589 gramas e estará disponível em duas cores: a atual alumínio e também em cor branca. Funcionará tanto com redes celulares GSM, como com as CDMA, importantes nos Estados Unidos e em alguns outros países. A bateria com 10 horas de uso, e um mês em modo de espera.
A Apple criou dois novos aplicativos para o iPad. O primeiro é uma versão móvel do iMovie, para edição de vídeo - conhecido dos usuários de Mac.O iMovie para iPad permite fazer gravação multipistas de áudio e compartilhar vídeo em alta definição.O usuário pode, no iMovie para iPad, usar os dedos para adicionar clipes de vídeo à linha do tempo ou para ajustar a duração de um trecho, por exemplo.
O iMovie inclui um editor de áudio e vem com uma coleção de 50 efeitos sonoros.
As versões e preços são os mesmos do primeiro iPad, a partir de US$ 499 para o modelo mais barato (16 GB e apenas Wi-Fi).
Concorrentes
A Apple possui concorrentes como a Samsung que criou tablets após o lançamento do iPad, como o Galaxy Tab, em setembro do ano passado. A promessa é de que nesse ano a empresa produzirá uma versão com tela de 10 polegadas do aparelho.
Em fevereiro deste ano, a HP anunciou seu projeto para o mercado de tablets. O TouchPad rodará o sistema WebOS, adquirido pela empresa com a compra da Palm, e deve estar nas lojas no segundo semestre. Fabricante do BlackBerry, a RIM é outra companhia que atuará na área de tablets. O Playbook chegará ao mercado nos próximos meses.