Existe no mercado uma infinidade de aplicativos, serviços e redes sociais que nos permitem dizer por onde andamos, entre elas a falada geolocalização.
O Foursquare é um exemplo desse aplicativo onde indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook.
Outro aplicativo desenvolvido pelos espanhóis, uma nova mídia social permite que o usuário localize pessoas famosas em qualquer lugar que elas estejam.
Tours é o nome da rede social onde as “pessoas comuns” acessam os dados de geolocalização compartilhados pelas estrelas e identificados com o símbolo das atividades que elas pretendem fazer em cada local.
Os usuários podem se cadastrar e compartilhar até seis atividades com os amigos, totalmente de graça, pela internet ou por meio do aplicativo.
Mas para acompanhar cada celebridade, os donos do Tours pedem que o interessado abra mão de € 1,00 (1 euro), cerca de R$ 2,30.
Pagando apenas uma vez , o usúario tem acessos a todas as atividades registradas pela celebridade. São Paulo foi escolhida aqui no Brasil , para dar início ao serviço, que pode compartilhar planos, check-in e compartilhamento de imagens dos lugares.
Ainda recente no mercado, a inovação recebe críticas por parte de quem acredita ser uma invasão de privacidade e elogios por quem defende que a tecnologia veio para facilitar o dia-a-dia das pessoas que precisam de informações rápidas e precisas.
Entre esses muitos pontos de vista, o fato é que o “dispositivo” já começa a ser usado por grandes corporações para publicidade, vendas e informações.