Por dentro das mídias sociais

Data 10/11/2010Comentário(s) 1 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mí­dia Social, Vida Digital.



Hoje por onde quer que vá, o assunto é mídia social. Mas afinal o que é mídia social e como sua empresa pode ser beneficiada? As mídias sociais são simplesmente uma forma de fazer com que as coisas funcionem. É em seu sentido mais básico, uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações, notícias e conteúdos. É uma fusão social e tecnológica que se transformou em diálogo.

Na verdade, as mídias sociais são espaços de interação entre usuários, onde estes podem além de se interagirem, disseminar conteúdo. Dentro desse ambiente de redes, existem vários canais que permitem que as pessoas dialoguem, interajam e compartilhem informações.


CC / Anne Helmond 2009

Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, que pessoas e empresas discernem seus conteúdos, obtendo compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.

Alguns exemplos de mídias sociais já são bem conhecidos como o Facebook e Orkut que abrange como ferramentas em redes sociais, o twitter que é um aplicativo de presença e a Wikipédia que é uma mídia social de referência. Esses são exemplos simples dentro das mídias sociais, mas há outros padrões e formatos que interage nesse mundo do diálogo, assim como os famosos blogs que debatem com pouca ou nenhuma moderação ou censura, levando em conta uma forma de conversação. Eles também ajudam a monitorar mais facilmente o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e automatizando o processo de entrega de suas mensagens enviadas através de vários meios de comunicação sociais ao mesmo tempo, ajudá-lo a ampliar sua presença na mídia social em vários sites de redes sociais.

Para que haja interação entre a empresa ou pessoas com as mídias sócias, são necessários cinco fatores importantíssimos:
• Participação;
• Abertura;
• Transparência;
• Informação e conversação;
• Comunidade dirigida e facilitação (facilitando conversas que já estão acontecendo em linha).

Todos os dias, as pessoas estão interagindo e compartilhando informações on-line a um ritmo alucinante, mas para que se tenha sucesso é preciso saber gerenciar e monitorar as ferramentas de uso. As mídias sociais, se bem trabalhadas, pode auxiliar o planejamento de marketing da empresa, avaliando o buzz da marca nas redes.

Gerenciamento do conteúdo
O serviço de gerenciamento de conteúdo pode lhe dar a informação que você precisa. Além de monitorar sua reputação online, pode-se planejar uma estratégia para aumentar sua presença on-line através do engajamento e da polinização cruzada de locais, melhorar a percepção da marca, obter um nível de conhecimentos dentro de sua empresa proporcionando um nível adicional de valor para seus clientes além de uma compreensão mais profunda da sua base de consumidores.

Case de sucesso
Recentemente a Revista digital LivrEsportes, que tem como proposta trabalhar com pesquisa à reação do público, demonstrou que o gerenciamento de conteúdo nas redes sociais faz a diferença no crescimento da marca. Utilizando de estratégia focada nas redes sociais, a revista superou as expectativas. Com o objetivo até então estabelecido de dois meses para atingir média mensal de 10.000 visitantes, a LivrEsportes em apenas 1 mês, alcançou este objetivo priorizando a divulgação do conteúdo em mídias sociais.

Procurando uma agência especializada em gerenciamento de conteúdo? Fale com a AP1! Comunicação.

Deixe o seu comentário


Compartilhe:
  • Twitter
  • MySpace
  • Facebook
  • Orkut
  • Digg
  • Delicious
  • Buzz Yahoo
  • Technorati
  • Live
  • Google Bookmark


Comentários

 

joaquim campos -

Será que náo corremos o risco de estragar esta mídia? Será que a demanda por empresas interessadas nesta nova mídia, ou maneira de se comunicacar, náo irá poluir os sites de relacionamento.? Minha caixa postal recebe diariamente 20 posts de descontos por dia. Eu fiz 2 cadastros faz 15 dias. Logo logo terei que mudar o meu email. Aproveitando a oportunidade. Estou procurando emprego. Minha especialidade é midia.
Abs..

 

deixe seu comentário

 

(obrigatório)

(obrigatório, não será divulgado)

(opcional)

 

(obrigatório)