As mídias sociais têm atingido tal inserção pública, que influenciam diretamente no sucesso de uma grande empresa. Estabelecer estratégias de informação facilita e muito a valorização do conteúdo produzido pela empresa, a atração e a fidelização dos clientes, mas exigem alguns cuidados.
As campanhas de marketing em mídias sociais são algo completamente novo e diferente de qualquer outro tipo de campanha de marketing quando o assunto é o retorno sobre investimento (ROI – Return On Investment). Os principais elementos a serem considerados são o engajamento e a interação. Esses dois aspectos podem gerar vendas e resultar em inovações e melhorias na maneira de fazer negócios. Abordar questões-chave, como ouvir e entender o seu público juntamente com a publicação de conteúdos envolventes e relevantes para ele, certamente pode trazer bons resultados.
E não poderia ser diferente com a empresa McDonald´s, que utilizou de ferramentas de mídias sociais para lançar seu mais novo produto. O novo sabor de café da marca, o Caramel Mocha, foi anunciado através do conteúdo livre, ou seja, não comprando nenhum tipo de anúncio, como parte da campanha, mas agindo apenas atravez das mídias sociais. A empresa irá utilizar as suas contas locais e nacionais no
twitter e
Facebook para dar aos fãs pistas sobre onde xícaras gigantes espalhadas de café estão escondidas. O primeiro usuário a encontrar uma xícara vai receber um ano inteiro de McCafe grátis e os 100 finalistas receberão cupons para bebidas grátis.
Para gerenciar toda a ação, o McDonald’s irá trabalhar com agências, para cuidar do twitter, assim como para gerar buzz (Forma de divulgação de uma empresa utilizando-se a mídia, eventos e fatos para gerarem notícia). Mais uma vez uma grande empresa que se dispõe em alcançar novas estratégicas e neste caso, facebook e o twitter.
O conceito base nesse caso é “estar presente onde seus clientes estão”. Se os usuários gastam a maior parte de seu tempo visitando canais sociais, estar presente nesses canais é essencial. Um detalhe importante é que tais canais devem ser criados seguindo uma premissa: você realmente estará presente diariamente neles, atualizando e se relacionando. Canais sociais deixados de lado definitivamente não são bem vistos pelos usuários, assim como interações não respondidas.
Muita gente gostaria de integrar uma estratégia de mídias sociais em suas empresas, mas não sabem exatamente como iniciar esse processo. É importante ter todo o cuidado, por que se há casos de sucesso, o contrário também pode ocorrer, pois qualquer erro cometido nas redes sociais pode tomar proporções gigantescas. Assim, a presença de uma agência com experiência no uso e gereciamento de conteúdos para essas mídias, minimiza em muito os riscos de uma ação indequada, aumentando suas possbilidades de sucesso.
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