Uma das polêmicas envolvendo o mundo digital nas últimas semanas, certamente foi o fechamento de sites considerados pirataria online. Sites como Wikipédia, Google, Facebook, Apple, Microsoft,Yahoo!, You Tube e outros sites do mundo inteiro não concordaram e se revoltaram contra o projeto.
O caso foi tão sério que nos Estados Unidos a Casa Branca se manisfestou em seu blog contra os projetos da lei. "Qualquer esforço para combater a pirataria digital deve se proteger contra o risco de censura online de atividades lícitas e não deve inibir a inovação e o dinamismo dos nossos negócios"
A lei
Juntamente o Sopa (sigla de Ato para Parar a Pirataria On-line, em inglês) e o Pipa(Ato para Proteger a Propriedade Intelectual) possui o objetivo de proteger os direitos autorais e coibir o que os responsáveis pelos projetos considerados pirataria online, como o compartilhamento pelos usuários de músicas e vídeos.
De um lado estão os portais e redes sociais, do outro grandes conglomerados de comunicação norte-americanos, como gravadoras, estúdios de cinema e editoras de livros.
Um dos sites mais prejudicados foi o Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivo do mundo.O FBI indiciou seus fundadores por pirataria e o site saiu do ar.
O protesto
O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, mandou um recado aos seguidores da rede social Twitter. " Aviso aos estudantes: façam sua lição de casa mais cedo. A Wikipédia irá protestar contra uma lei ruim." Na quarta-feira,18 de janeiro, quem acessou o site nos EUA, não pode ver aos artigos em inglês.
Já no Google, os usuários que acessaram o portal de buscas dos EUA viram uma faixa negra na home.
Basta saber agora onde vai parar a decisão final. A liberdade de expressão na internet está em jogo.