Mais números pertinentes. Em informação veiculada pelo Valor Online; de janeiro a julho, as compras pela internet tiveram um crescimento de 41,2%, em comparação com 2009, o que em dinheiro equivale a R$ 7,8 bilhões. Para dar uma ideia, esse valor é maior que o faturamento de todos os shoppings centers da grande São Paulo somados, R$ 7, 2 bilhões.
Esses números são da pesquisa de comércio eletrônico produzida em parceria entre a e-bit e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Apenas na região metropolitana de São Paulo, em comparação com 2009, foram movimentados R$ 1,25 bilhão, numa alta de 29,3% sobre o mesmo período de 2009.
A importância desses números, fez a Fecomercio mudar a metodologia da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), que a entidade realiza mensalmente, incorporando o comércio eletrônico como um item a parte nas pesquisas, denominado “e-PCCV.” Segundo Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio-SP, "O item foi incorporado à pesquisa como forma de reconhecimento à crescente e inegável expressividade que o comércio eletrônico vem assumindo no varejo brasileiro."
A e-bit baseada nesses números fez projeções que 2010 deve fechar com um faturamento de R$ 14,3 bilhões, ou uma expansão de 25% em relação ao ano anterior. Antonio Carlos Borges acrescenta, "Se a estimativa se concretizar, para os próximos dois anos, as vendas pela internet tendem a superar lojas de departamento e de móveis e decoração."
Fontes: AdNews e Valor Online.