Web diminuiu credibilidade do jornalismo?

Data 08/06/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Mí­dia Social, Pesquisa.



Segundo o estudo “Jornalistas Brasileiros no Século 21, visões sobre a profissão" da professora californiana e jornalista Heloiza Golbspan Herscovitz da State University de Long Beach, a internet diminuiu a credibilidade do noticiário para 75% dos jornalistas do Brasil.

O estudo faz parte do livro editado pelo pesquisador David Weaver, "The Global Journalist" e deverá ser apresentado em Julho durante um congresso de comunicação em Portugal.

Em 2009, Heloisa realizou um levantamento via e-mail, com 624 jornalistas. Os dados analisados indicam que a internet, além de afetar a credibilidade também houve queda em outros índices importantes. Para 74% dos entrevistados, caiu a responsabilidade jornalística, para 71,5% o jornalismo in  vestigativo, 76% a precisão do que é noticiado e para 62,8% a qualidade da análise.

O estudo também revelou que 86,9% dos jornalistas brasileiros utilizam-se da web como meio principal para ler notícias; 65,1% possuem contas nas redes sociais e 46,2% no Twitter.

Para 73,6%, o jornalista do país é sensacionalista, enquanto 46,9% acreditam que as empresas de mídia são independentes e 89,5% admitem autocensura em sua relação com as empresas jornalísticas; notem que são os próprios profissionais da área os pesquisados que opinam. Participaram da pesquisa profissionais de comunicação dos mais diversos veículos, como emissoras de rádio e TV, jornais, publicações online e impressas, assessorias de imprensa, agências de notícias e empresas públicas.

Mesmo questionando a qualidade do conteúdo que é publicado, para 98,1% dos jornalistas entrevistados a distribuição de informações ganhou muito mais agilidade e para 92,1% dos entrevistados a  participação do público foi melhorada com a web. Tal é a importância da nova mídia, que os números são praticamente unanimidade.

A extrema dinâmica da web não é desculpa para o jornalista descuidar da qualidade de seu trabalho, antes pelo contrario, é um desafio apurar e noticiar os fatos numa linguagem atraente ao internauta. Já a credibilidade é um bem que se constrói independente do meio em que se atua, mas sua fragilidade é ainda maior na web, pois a recepção do público é imediata.

Produzir conteúdo nessas condições pode ser difícil, mas não impossível.

Nós da AP1! Comunicação apostamos nas qualidades da web para veicular nosso trabalho, sem deixar de lado a responsabilidade e a qualidade da informação.


Referências:
http://www.adnews.com.br/internet/104557.html
http://outubro.blogspot.com/2010/06/jornalista-brasileiro-quem-somos-nos.html
http://blogdobarbosa.jor.br/?p=21725
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/06/07/imprensa36159.shtml

Deixe o seu comentário


Compartilhe:
  • Twitter
  • MySpace
  • Facebook
  • Orkut
  • Digg
  • Delicious
  • Buzz Yahoo
  • Technorati
  • Live
  • Google Bookmark


Comentários

 

Ainda não foi adicionado nenhum comentário. Seja o primeiro!

deixe seu comentário

 

(obrigatório)

(obrigatório, não será divulgado)

(opcional)

 

(obrigatório)