Quando o assunto é o contato virtual com amigos, colegas e conhecidos, o Facebook é a rede social ideal para profissionais ligados às áreas criativas, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, especializada em recrutamento.
Mais da metade (56%) dos executivos de propaganda e marketing entrevistados apontaram o Facebook como a rede social escolhida, caso tivessem que optar por apenas uma.
LinkedIn e Google+ apareceram na segunda e terceira colocação com 21% e 12% das respostas, respectivamente.
Independente da rede social escolhida, a pesquisa confirmou que é primordial atuar de forma ativa nessas mídias. Aproximadamente três a cada 10 entrevistados (29%) afirmaram que oferecer conteúdo desatualizado é o erro mais comum cometido por profissionais de áreas criativas em seus perfis nas redes.
O levantamento foi realizado com 500 executivos nos Estados Unidos, sendo 375 profissionais de marketing e 125 de propaganda.
“Os profissionais da indústria criativa costumam misturar a vida profissional com a pessoal nas interações on-line“, alerta Jorge Martins, gerente da divisão de vendas e marketing da Robert Half.
Entre alguns equívocos cometidos estão a publicação de fotos em situações comprometedoras, erros de digitação e abreviações.
O especialista ainda alerta para a necessidade de postar de forma prudente quando contatos de negócios fazem parte da rede de relacionamento virtual.
“Os perfis de redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de marca e marketing para profissionais da área criativa. Independente se a intenção é apenas se conectar com amigos ou turbinar as referências e contatos de trabalho, é preciso transmitir a melhor imagem possível”.
Redes sociais Porcentagem
Facebook 56%
LinkedIn 21%
Google+ 12%
Twitter 4%
Outros 2%
Não sabem/sem resposta 5%
Fonte: Robert Half
A Robert Half oferece cinco dicas para manter a atuação nas redes sociais de forma polida e ativa
-Não caia no jogo do nome. Sites como Facebook e Google+ têm diretrizes para desestimular o uso de símbolos, números ou palavrões no nome de usuário, o que não impede que pessoas escolham usuários incomuns. No entanto, o melhor é optar por utilizar o primeiro e último nome selecionando uma URL compatível com a identidade pessoal
-Escolha seus interesses de forma inteligente. Não é só pelo fato de ser fã de programas de reality show que é necessário listar todos os programas de preferência. Independente de quão talentoso for o profissional, um perfil que ofereça muitas informações pessoais, será desfavorável.
-Compartilhe conteúdo de qualidade. A média de amigos que um usuário de Facebook possui é de 130, de acordo com as estatísticas do Facebook. É possível aumentar a probabilidade que outras pessoas vejam as atualizações compartilhando conteúdo como fotos e vídeos, além de informações que podem suscitar comentários, “curtir” e compartilhamentos.
-Teste seus textos. É sempre prudente revisar atualizações de status antes de pressionar o botão “enter”. Posts repletos de erros de digitação e abreviações afetam a credibilidade do profissional.
-Seja constante. Além de publicar conteúdo interessante, se envolva com seus contatos de forma consistente. O senso de comunidade pode ser construído ao se comentar e compartilhar os posts de outras pessoas.
Fonte: Brasil Econômico e Robert Half / fmds.