Em seu blog oficial, A Google revelou que planeja retirar algumas características de
seu leitor para aumentar o acesso à sua rede social, o Google+.
A empresa destacou que os recursos de compartilhamento em seu leitor de notícias RSS, o google Reader, seria removida e teria um novo visual.
Qualquer pessoa que queira compartilhar ou destacar posts em blogs e websites terá que fazê-lo através de ferramentas integradas ao Google +.
Segundo o autor do post, o engenheiro de software Alan Green, as mudanças estaria vindo para o leitor nas próximas semanas. A primeira mudança seria no design, mudando assim a aparência.
Green afirmou também que quer ajudar aqueles que queiram migrar suas informações, e serviços de exportações serão reforçados. “Nós vamos trazer o Reader e Google+ mais juntos, assim você pode compartilhar melhor seus feeds com os círculos certos. Como resultado dessa mudança, nós vamos limpar um pouco as coisas”, explicou.
A Google vem há algum tempo fazendo modificações em seus serviços e até o Gmail ganhou novo layout recentemente, mais refinado e elegante. Para ajudar as pessoas a mudar a ExtremeTech publicou uma pequena lista de seis possíveis substitutos para o Reader, que incluiu NetVibes, Feedly e FeedDemon.
As mudanças no Reader é um dos muitos ajustes que a Google fez para melhorar seus serviços. Estes começaram com pequenos ajustes para o logos na página de pesquisa principais e continuará com uma reformulação do GMail que irá rever o seu look e conteúdo.